logo RCN
Notícia

A tradição de malhar Judas

  • Prefeitura de Areias(SP) 2018 -

Introduzida na América Latina por espanhóis e portugueses, a tradição de malhar judas no Brasil está mais presente em comunidades católicas. Acontece no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.

A malhação consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, pedaços de ano ou jornal, pelas ruas e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia. É comum confeccionar bonecos com máscaras e nomes de políticos, técnicos de futebol e personalidades de pessoas não bem aceitas pelo povo. Cada cidade realiza a tradição a seu modo, em alguns lugares os bonecos são queimados nas proximidades de cemitérios ou igrejas.

Na cidade de Itu (SP) o costume da malhação do Judas difere deoutros lugares. O estouro do Judas é um acontecimento exclusivo da cidade de que mantém a tradição da explosão dos bonecos representando as figuras do próprio Judas e do diabo. Ao invés de realizar o espancamento do boneco, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas, acompanhado do demônio, é detonado com bombas. (Informações Wikipédia)


 

Brasil registra 3 mil novos casos de Covid-19 e mais 33 mortes Anterior

Brasil registra 3 mil novos casos de Covid-19 e mais 33 mortes

Russos se reúnem para lamentar naufrágio do navio Moskva no Mar Negro Próximo

Russos se reúnem para lamentar naufrágio do navio Moskva no Mar Negro

Deixe seu comentário