Futuro incerto da Ceasa Joinville preocupa vereadores e produtores rurais |
Introduzida na América Latina por espanhóis e portugueses, a tradição de malhar judas no Brasil está mais presente em comunidades católicas. Acontece no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.
A malhação consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, pedaços de ano ou jornal, pelas ruas e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia. É comum confeccionar bonecos com máscaras e nomes de políticos, técnicos de futebol e personalidades de pessoas não bem aceitas pelo povo. Cada cidade realiza a tradição a seu modo, em alguns lugares os bonecos são queimados nas proximidades de cemitérios ou igrejas.
Na cidade de Itu (SP) o costume da malhação do Judas difere deoutros lugares. O estouro do Judas é um acontecimento exclusivo da cidade de que mantém a tradição da explosão dos bonecos representando as figuras do próprio Judas e do diabo. Ao invés de realizar o espancamento do boneco, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas, acompanhado do demônio, é detonado com bombas. (Informações Wikipédia)
Deixe seu comentário